"(...) Saúdo-os e desejo-lhes sol / E chuva, quando a chuva é precisa, e que as suas casas tenham / Ao pé duma janela aberta / Uma cadeira predileta / Onde se sentem, lendo os meus versos. (...)" (CAEIRO, Alberto. O guardador de rebanhos)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Dia desses, encontrei uma amiga querida na rua, fazia muito tempo que não a via pessoalmente - só pelos facebooks da vida - e ela, que se inteirava de mim por fotos e postagens, comentou como eu estava certa em começar a dar aula de yôga, que para mudar de profissão, não precisaria ficar me matando de estudar e tal... Ela não falou por mal e expressou a visão que muita gente tem sobre essa área profissional (ou seja, a visão de que não há nada de profissional na área). Infelizmente, tal ideia é até respaldada por uma parcela da realidade, sim ... Porém o que eu faço não tem nada a ver com isso. Faço formação profissional para ser instrutora de SwáSthya Yôga do Método DeRose - um método que possui um caráter acadêmico, uma seriedade superlativa. Em março de 2011, fará um ano que comecei e, então, vou prestar o exame da Federação Nacional de Yôga (mediante convênio com uma Universidade federal, estadual ou católica). Se eu passar, aí sim, darei início à minha formação como instrutora na Universidade de Yôga, cujo tempo total é de doze anos. Estou estudando e praticando pra caramba, pois se trata de uma prova teórica e prática extremamente rígida. Caso seja aprovada, ainda não poderei retirar meu certificado, ele fica retido na Universidade e, só após comprovação de estágio supervisionado por minha monitora, poderei refazer a prova e, só então, se aprovada novamente, retiro o certificado. Estarei habilitada a dar aula de Yôga, mas, se quiser fazer parte do Método DeRose, tenho de continuar minha formação, com revalidações anuais pelos doze anos que havia mencionado, senão meu certificado é anulado e o direito a lecionar pelo Método, cassado.
Em contato há quase um ano com essa filosofia milenar, já houve mudanças incríveis na minha vida, imagine a evolução que posso alcançar se me mantiver seguindo o caminho e as exigências que o Método propõe, um método que é extremamente estruturado e baseado em 5.000 anos da filosofia e da cultura Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya.
Tive vontade de contar isso a quem não sabe, só pra dar uma ideia sobre como funciona o processo de formação no Método DeRose e divulgar sua seriedade. Afinal, quem souber disso tem a liberdade de optar por praticar, por exemplo, com um professor de Educação Física que dá aulas de yôga, após um curso de final de semana ou com um profissional de yôga, de fato, que tenha uma formação de alta credibilidade.

3 comentários:

  1. Nuuussa, nunca imaginei uma coisa dessa. Que foda hein? Parabéns pela determinação, Víviam. Pelo que conheço de vc, acredito que yoga é a sua cara. Vai fundo, mulher!! Ah, então, eu adorei seus textos da outra página "BIKE", tentei postar um comentário, mas não consegui, eu só consegui aqui, por que?

    Bjo, de quem sempre, sempre te admirou.

    ResponderExcluir
  2. Aêêê, Dra. Rô, valeu!
    Então vc que me admira??? HAHAHA... Imagine eu, então... Sou sua fã, maluca!! Mas que legal que vc anda dando umas fuçadas por aqui... Que responsa!
    Ah, quanto à página "BIKE", realmente é uma página estática, não tem como mexer lá. São coisas aqui do Blog, pelo menos eu não sei como fazer, já fucei em tudo... Parece que não tem como mesmo.
    Ah, e já que vc tá lendo os textos, depois dê uma olhada nos poemas "Reinventando" e "O fruto em botão" - estão na outra página "MEUS POEMAS", acho que vc vai gostar.
    Saudade.
    Dê umas férias pros seus pacientes e venha me visitar. Q c acha??
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  3. Dar férias para os pacientes? Bem que eles gostariam. Acho que vc é que devia vir pra cá, me visitar.

    Nuuu, Vi, vc é demais, ô loco! Os dois poemas que vc falou são o máximo mesmo. Vc tem que publicar um livro. Acho um estilo inédito. E os outros também, muito bons. Amei o RAIVA e o VERDES (sua cara). Não pare de escrever.

    Esse lance do yoga aí me interessou muito, viu? Me passa seu telefone pra gente conversar mais. Fiquei com saudade. O número que tenho é de Mococa ainda.

    BJOOOOOO

    ResponderExcluir